Não há nada como tomar um banho quente depois de um dia de trabalho, não é mesmo? E se quando ligar a torneira observar que tudo o que sai do chuveiro é um fiozinho de água? Isso quase de certeza é sinal de que a sua canalização está entupida com calcário.
O calcário é uma combinação de sujeira, sabão e cálcio – e pode ser também resultado de água com alto nível de magnésio, como é comum em Portugal, e se não for feita a manutenção dos canos da sua casa, o calcário pode acumular-se nos canos gerando entupimento.
Como remover calcário do chuveiro
Antes de correr ao supermercado ou ligar para nossa qualificada equipa de canalizadores, deixamos algumas dicas que pode fazer para solucionar o problema:
Tenha em sua mão:
- Uma panela de metal
- Um produto removedor de calcário (caso não tenha utilize bicarbonato de sódio e vinagre)
- Água quente
- Uma toalha
- Uma escova de dentes velha.
Aqueça a panela com cerca de 1L de água e acrescente o removedor de calcário. Mergulhe o chuveiro na panela (ou deite o líquido para dentro de um saco e amarre no chuveiro) e deixe por cerca de 30 minutos e até 1 hora.
Depois é só remover os resíduos de calcário com o auxílio de uma escova de dentes. Lembre-se de secar tudo com uma toalha e volte a encaixar o chuveiro na canalização.
Como desentupir canos entupidos por calcário
– Junte 120 ml de bicarbonato de sódio dentro do cano, e logo de seguida a mesma quantidade de vinagre. A seguir tape o cano e deixe a mistura atuar por 30 minutos;
– Para garantir a maior eficácia, pode ainda verter 4 litros de água a ferver no cano para potencializar a ação da mistura anterior.
– A seguir, restabeleça a circulação da água com água fria e deixe correr por alguns minutos antes de usar novamente.
Dica: Uma forma de prevenir a fixação do calcário nas canalizações de água quente é esporadicamente comutar a circulação de água quente por água fria a uma pressão superior.
Se precisa de uma ajuda profissional